domingo, 16 de dezembro de 2007

Impactos causados pela monocultura da cana-de-açúcar

Desde a época do Brasil colonial a monocultura já estava presente, acabando com a vegetação nativa e escravizando os menos favorecidos.
Com o passar dos anos, apenas a tecnologia tem sido melhorada,porém, as condições de trabalho parecem as mesmas.Além das horríveis condições trabalho que são submetidas aos cortadores de cana, a monocultura vem causando problemas ambientais também.Após a colheita , toda a área deve ser limpa para o replantio, porém , querendo agilizar o processo, é comum a prática de queimadas.As queimadas além de deixar o solo pobre em nutrientes , com o tempo é possível que ele de vez fique infértil, fazendo assim com que o usineiro deixe aquela terra de lado em busca de outra floresta para desmatar.Sem contar com o uso de agrotóxicos que são nocivos ao solo e a nós mesmos.
Outro ponto relevante é como os usineiros obrigam os menores agricultores a praticar o arrendamento de terra.Como a monocultura é sempre em larga escala é quase impossível um pequeno produtor vender pelo mesmo preço de um grande usineiro, então o usineiro compra a cana do pequeno, diminuindo também a concorrência para os grandes proprietários de terra.
Se continuar como está, em pouco tempo não haverá mais florestas, apenas canaviais e mais um tempo depois tudo isso será um infértil, talvez daqui a alguns anos teremos que plantar cana em marte..

Um comentário:

Prof. Korts disse...

Seus argumentos são bons, consegui tirar umas idéias para um trbalho de escola do seu texto, mas MEU DEUS, como você escreve mal!

Vamos trabalhar nessas pontuações ai, ein?