quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Papa critica ateísmo em segunda encíclica - Trechos comentados




"Não é por acaso que desta premissa (do ateísmo) tenham resultado as maiores crueldades e violações da justiça, mas funda-se na falsidade instrínseca desta pretensão. Um mundo que deve criar a justiça por sua conta, é um mundo sem esperança."

É verdade , A igreja na idade média com a inquisição, não fez nenhum tipo de crueldade ou violação da justiça :)
-----------------------------------------------------------------------------------

"a pretensão de a humanidade poder e dever fazer aquilo que nenhum Deus faz e nem é capaz de fazer é presunçosa e intrisecamente não verdadeira”


Desculpe, seu papa, não seguir deus é algo realmente presunçoso.Prometo que agora em diante agirei como Deus! levarei para o inferno os que não fizerem o que eu mandar, serei preconceituoso contra homossexuais e criarei pessoas e depois vou desprezá-las.
------------------------------------------------------------------------------------

"O seu (Karl Marx) erro situa-se numa profundidade maior. Ele esqueceu que o homem permanece sempre homem. Esqueceu o homem e a sua liberdade. Esqueceu que a liberdade permanence sempre liberdade, inclusive para o mal".


Certíssimo , Deus nunca esqueceu de nos dar liberdade, no entanto, se não fizermos a vontade dele nós queimaremos eternamente num sufocante lugar cheio de fogo e tortura.
------------------------------------------------------------------------------------

“(Marx)Pensava que, uma vez colocada em ordem a economia, tudo se arranjaria. O seu verdadeiro erro é o materialismo: de fato, o homem não é o produto de condições econômicas nem se pode curá-lo apenas do exterior criando condições econômicas favoráveis.”

Isso mesmo, de forma alguma o senhor é materialista, é só observar a humildade e simplicidade das gigantescas catedrais que arrotam ouro, sem falar nessa cruz no teu pescoço e o anelzinho no teu dedo :B

Obs.: A resposta é SIM , o papa lutou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos nazistas :)

2 comentários:

Anônimo disse...

É, meu caro.
A hipocrisia teria de ser varrida do mundo, quem sabe assim as coisas começassem a ser claras.
Rótulos religiosos são tão nocivos quanto rótulos políticos. Marx, segunda a ótica papal, estava errado por pensar demais e é óbvio que isso sempre incomodou a Igreja Católica. Vide Lutero, São Francisco de Assis, Leonardo Boff e a Teologia da libertação.. O problema é que as correntes protestantes acabaram, em muitas vezes, herdando um bocado da hipocrisia católica.

Enfim, pensar é o melhor remédio contra a ignorância e a hipocrisia.

Como diria Zack de la Rocha, "algemem suas mentes quando estiverem curvados à cruz, quando a ignorância reina a vida esta perdida..."

Abraço, piá
=)

Anônimo disse...

ao invés de perder tempo criticando o que parece não conhecerem porque vocês não leem sobre o assunto primeiro. E, é claro, todos tem liberdade de acreditarem e pensarem o que quiserem e também se expressarem, porém é conveniente que se respeite os outros. Alguns comentários demonstram intolerância, ignorância, falta de criatividade e ócio.