quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Prof. Felipe Aquino da Canção Nova Fala sobre ateísmo (Trechos Comentados)

Ele responde a pergunta "Por que há tanto ateísmo hoje ?"

1 - Preconceito contra a Metafísica (Sobrenatural;Além da física)

Na verdade, o que é impossível é destruir a Metafísica ou não cultivar a Metafísica. Com efeito; já Aristóteles (­†322 a.C.) dizia: “Se é preciso filosofar, filosofemos. Se não é preciso filosofar, filosofemos ainda para provar que não é preciso filosofar”. O que significa: negar a Metafísica ainda é fazer Metafísica. Negar a finalidade do universo ou negar Deus é afirmar que o mundo é regido por mecanismos


(Negar deus nada tem a ver com afirmar que o mundo é regido por mecanismos, no entanto , vamos dizer que você esteja certo...)

Esses mecanismos não são nescessariamente sobrenaturais.O mundo é regido pelas "Leis da Natureza"(acho que posso chamar dessa maneira), algo totalmente paralelo à uma criatura sobrenatural.E além do mais, essas leis não parecem ser de forma alguma regidas por um ser bondoso e amável, pelo contrário, a natureza é voltada para a lei do mais forte, a espécie mais forte sobrevive e a mais fraca perece, unhas , dentes garras e chifres não parecem ser criação de um deus pacífico.

2 - Preconceitos contra a fé cristã

Numa atitude antiintelectualista, muitos se fecham em preconceitos contra a fé¹; deixam-se guiar não pela razão, mas por sentimentos, “opções” ou displicência.² Julgando que a análise objetiva e racional do fato religioso é impossível ou não merece ser feita, assumem atitudes arbitrárias, que tais pensadores não saberiam justificar aos seus próprios olhos.


¹Se fechar com preconceitos contra a fé é uma atitude antiintelectual ?
Então que tipo de atitude seria se fechar com preconceitos contra homossexuais ?

²Então os ateus se deixam guiar pelos sentimentos e os cristãos pela razão ? Obediência cega aos mandamentos de deus realmente é algo muito racional..

É certo que, da parte das pessoas de fé – digamos: … dos cristãos -, tem havido motivo para certa aversão à fé; assim as falsas interpretações da Bíblia¹, a piedade adocicada ou sentimental, os contra-testemunhos decorrentes da fragilidade humana…Muitos confundem o Cristianismo com aberrações teóricas ou práticas que são apresentadas ao público²; julgam que, para ser cristão, é preciso renunciar à inteligência ou à cultura³.


¹-Falsas interpretações ??? E como saberemos qual é a interpretação certa ? Se "todos nós" pensamos de forma diferente não existe a possibilidade de vermos da mesma forma.

²- Arca de noé e o dilúvio, Jonas e a Baleia, Adão e Eva entre outras estórias bíblicas não são de certa forma aberrações teóricas ? Sem falar das leis do velho testamento..

³-Infelizmente sim, para ser cristão devemos renunciar à inteligência , pois somos considerados hereges ao questionar as "leis de deus".Você está certo, não precisamos renunciar a cultura para ser cristãos :)

Acho que os motivos estão mais ligados à liberdade de expressão e racionalidade

Link da Página http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2007/02/03/por-que-ha-tanto-ateismo-hoje/#comment-100341

5 comentários:

Anônimo disse...

Você gostou desse site do Canção Nova.. os caras de lá é que não devem gostar muito de você! auhauha

É engraçado ver como pode haver tanta contradição nessas palavras "racionais" desta tal "fé cristã"... Hipocrisia além da compreensão!

Fernando disse...

Eu gostaria de desafiá-lo (no bom sentido, é claro) a me explicar, "tim tim" por "tim tim", Nossa Senhora de Guadalupe, no México...
Por favor, estarei aguardando ansiosamente. Só não valem argumentos pífios, tipo "a ciência ainda irá avançar e dar uma resposta satisfatória daqui uns mil anos"...por favor.

Fernando disse...

Deus não é um ser mágico, mas poderoso, eterno, não tem princípio nem fim. Criou toda vida existente.
Ele não nos tortura eternamente, mas nós mesmos iremos nos torturar eternamente, pois, por livre e espontânea vontade, o recusamos, o rejeitamos, como os ateus fazem hoje em dia. Então a vontade deles será respeitada e irão viver longe dele, mesmo depois de saber que Ele existe.
Isso é o inferno. Não conseguirão conviver com Deus, pois não se prepararam para essa convivência durante a vida, e não creram quando Ele se revelou em Jesus Cristo...
O poder divino não se manifesta controlando os eventos, mas capacitando aqueles que foram chamados para tratar com os eventos e circunstâncias além de sua capacidade.
Dizer que toda essa engrenagem do universo é fruto do acaso cego, me desculpem, mas é muita falta de inteligência, ou pior, é não querer admitir que Deus existe para não se comprometer.

Fernando disse...

Não é porque você não pode ver Deus que Ele não existe. Não é porque existe o mal no mundo que Deus não existe...o homem foi criado com total liberdade, para fazer o mal ou o bem.
Deus não intervem na natureza e suas leis (que Ele mesmo criou) a todo momento, pois já não teríamos liberdade, PORÉM, quando o faz é para nos mostrar que ele existe e que está conosco.
Acaso é Deus quem polui os rios, os mares ? É Deus quem faz guerras que matam milhões de pessoas ? É Deus quem bebe e fuma, se droga, se estressa, coloca agrotóxico nos alimentos ?? É Deus quem rouba e comete homicídios ? É Deus quem mente, engana, trapaceia ? É Deus quem desvia bilhões dos governos, deixando de atender milhões que passam fome ? É Deus quem gasta trilhões em programas espaciais enquanto a África morre de fome e sede ?? É Deus quem comete racismos ?? É Deus quem assalta, rouba e mata ??
Ora, por favor...

Fernando disse...

Sou católico apostólico Romano.